dinheiro nas mãos

Dá para poupar na pandemia, mesmo ganhando pouco?


Todos falam da importância de economizar dinheiro, todo mês. Mas será que é possível economizar parte do orçamento e reservar para o futuro?


Os especialistas sempre falam no quanto é importante economizar dinheiro, seja para uma reserva de emergência, seja para planos futuros, mas ninguém, realmente, fala das dificuldades em economizar dinheiro, quando se tem uma remuneração pequena, por mês. O curioso é que esta a realidade da grande maioria da população do nosso país. Mas como economizar dinheiro na pandemia, mesmo ganhando tão pouco?



emprestimo oline e seguro


Para quem ganha muito pouco, é mais importante gastar suprindo as necessidades básicas da família.


Em uma família, se as despesas direcionadas para fornecer o mínimo necessário para sobreviver são suficientes para esgotar o orçamento mensal, economizar dinheiro é bastante desafiador, uma vez que, no fim do mês, não sobra nada.

Para uma parcela enorme da sociedade brasileira, sempre foi difícil manter uma reserva de emergência, investir em previdência privada ou fazer um “pé-de-meia”. Isto porque, afinal de contas a remuneração mensal mal dá para arcar com despesas básicas como: alimentação, moradia, saúde e educação. O pior é que este problema foi intensificado durante a pandemia; uma gigantesca parcela da população foi diretamente impactada pelo aprofundamento da crise econômica.

Ao mesmo tempo, é possível perceber o surgimento de um enorme número de “gurus financeiros”, tentando vender o milagre da prosperidade em tutoriais virtuais e cursos ineficientes, com “dicas” ultrapassadas, fazendo com que muitas pessoas desinformadas deixassem de economizar dinheiro. Inclusive, nos grandes bancos e corretoras, cada vez mais, são oferecidos produtos financeiros ruins atrelados à falsa promessa de imensos lucros. Títulos de capitalização, alguns tipos de consórcios, jogos lotéricos, certos tipos de seguros e de carteiras de investimentos de baixa qualidade, são alguns exemplos de ofertas que são vendidas como “solução”, mas na verdade, só prejudicam o cidadão leigo. Tais práticas influenciam e impactam, diretamente, o comportamento da economia em geral.

No período que estamos, a preocupação com o futuro é inevitável. Todos os brasileiros pensam em garantir a sobrevivência, nos tempos difíceis que se aproximam. Então, para quem ganha pouco, como economizar dinheiro mesmo na pandemia? É possível?



Simule o seu empréstimo online e coloque seus dados, estaremos prontos para te atender.



A prioridade é se manter com dignidade, porém é importante estar atento aos desperdícios.


Na rotina do dia-a-dia, muitas vezes, alguns hábitos atrapalham a saúde do seu bolso. É bastante compreensível que, após um dia intenso de trabalho, falte energia física e emocional para prestar atenção a alguns detalhes. Mas com um pouco de organização e planejamento, é possível SIM administrar os recursos de uma forma eficiente e econômica. E de quebra, ter atitudes mais ecológicas também.

Seja uma casa com muitos moradores ou com apenas um, a dinâmica é mais ou menos a mesma. É claro que, se você compartilha a casa com outras pessoas, é fortemente recomendável que todo mundo se envolva no mesmo plano, inclusive as crianças e os idosos.

Uma boa forma de incentivar o grupo a participar é, em primeiro lugar, definir um objetivo em comum. Se todos concordam com o motivo pelo qual se quer economizar, isto é, se todos compartilham o mesmo desejo de consumo, no futuro, fica bem mais simples alcançar a meta.

pessoa pensando em como conseguir dinheiro


cofrinho de dinheiro recebendo moedas

Um bom ponto de partida, para começar o planejamento é entender os gastos. É fundamental compreender o que são as despesas fixas e o que são as despesas variáveis. Por exemplo: o valor do aluguel é uma despesa fixa. A conta de luz, por sua vez, varia de acordo com consumo.

É importante também diferenciar os gastos essenciais dos gastos supérfluos. A despesa com a alimentação é essencial, mas comprar pacotes de biscoitos, pode ser dispensável. Cada pessoa, pensa de um jeito. Então, aquilo que é indispensável para uns, pode não ser para os outros.

As contas fixas são mais difíceis de serem reduzidas, apesar de não ser impossível diminuí-las. Frequentemente, assinaturas em geral (internet, plano de celular, etc.) podem ser negociadas com as operadoras, nos canais de ouvidoria ou SAC. É muito comum as operadoras oferecerem planos a preços atrativos para novos clientes, preços bem menores do que os praticados com os clientes antigos.

Aluguel e mensalidades escolares ou de faculdades também são passíveis de negociação. Verifique, na sua região, se o preço que você paga é compatível com a média e tente renegociar, pedindo descontos, sempre que possível.

Sendo assim, em todas as contas fixas e essenciais, é fundamental pedir abatimentos de preço, anualmente. É impressionante o quanto é possível poupar, com esta prática.

As despesas variáveis podem ser controladas de acordo com consumo, por isso é importante estar atento aos hábitos praticados, na casa. Qualquer lâmpada acesa, sem utilidade, pode significar, a longo prazo, um aumento de gastos desnecessário.

Sabemos que economizar dinheiro na pandemia não é tarefa fácil. Se a necessidade surgir e você não souber como conseguir dinheiro, solicite crédito pessoal. Na SuperSim, as taxas de aprovação são as maiores do mercado. A aprovação é boa mesmo para pedidos de empréstimo para negativado assalariado.

Papel e caneta na mão, reúna todo mundo e faça a lista de todas as despesas. Mas, seja detalhista - todas as mínimas despesas precisam ser listadas. Ao terminar, verifique: o que se gasta é maior do que se ganha? Em seguida, pense nos itens que podem ser cortados.

Se for impossível cortar, não se preocupe. Confira algumas dicas para reduzir os gastos em coisas que são, realmente, desnecessárias e que, talvez, você não tenha nem percebido.

Não se iluda. Não é tarefa fácil mudar hábitos. É importante ter comprometimento, seriedade e firmeza para agir. E vale a pena. O resultado é bastante compensador - dá para realizar grandes sonhos fazendo pequenas mudanças com consistência e perseverança.

É claro que economizar dinheiro na pandemia é complicado. Se emergências acontecerem e você tiver dúvidas sobre como conseguir dinheiro, peça crédito pessoal. Na SuperSim, você tem mais chances de conseguir (até mesmo para pedidos de empréstimo para negativado assalariado).

Muitos imprevistos acontecem, principalmente em meio a crise. Nem sempre é fácil seguir em frente sem ter como conseguir dinheiro emprestado. Com o empréstimo pessoal online, não é preciso nem levantar do sofá para fazer a solicitação. Tudo poderá ser resolvido pela internet, sem nenhuma burocracia. Com o avanço tecnológico, é possível fazer empréstimo online e seguro, com proteção total dos seus dados.

uma lâmpada representando uma boa idéia

Pequenos truques, enormes ganhos.
Aprenda a economizar nos detalhes.


Pequenas coisas que, diariamente, passam despercebidas, no fim das contas, podem fazer a diferença. Por exemplo, uma lâmpada pequena de 40W, ligada sem necessidade, 2 horas por dia, custa mais de R$24,00, no final do ano, considerando a tarifa de energia elétrica praticada em São Paulo. Logo, se for somar o custo de cada item, onde há desperdício, em casa, certamente você se surpreenderá com o montante de dinheiro jogado fora.

Para evitar que isto aconteça, aprenda alguns truques super fáceis de aplicar no dia-a-dia. Veja abaixo:

Iluminação
  • Verifique a amperagem das lâmpadas da sua casa: use lâmpadas mais fracas nos ambientes - o excesso de luminosidade, nos períodos noturnos, diminui a produção de hormônios importantes do seu corpo.
  • Verifique o tipo de lâmpada: led e fluorescentes são mais econômicas.
Eletrodomésticos
  • Geladeira, freezer e chuveiro elétrico, devem ser ajustados de acordo com o clima. No verão, diminua a potência do chuveiro e, no inverno, diminua a da geladeira.
  • Tire da tomada o que não estiver sendo usado: as luzes de stand-by também consomem energia elétrica.
  • Desligue da tomada os aparelhos elétricos durante tempestades ou grandes oscilações da rede elétrica: a sobrecarga elétrica poderá danificar seus aparelhos.
  • Evite passar roupas - elas nem sempre precisam ser passadas. Basta pendurar esticadinha e, ao recolher, dobrar ou pendurar no cabide, logo em seguida. Além de economizar dinheiro, vai sobrar tempo livre na sua semana.
  • Pare com o hábito de manter a TV, o rádio e o celular ligados o tempo inteiro. Destine horas específicas do dia para ligá-los, se possível.
Gás
  • Reduza a quantidade de consumo de alimentos cozidos, sempre que possível. Vegetais e frutas consumidos crus, na maioria das vezes, são mais ricos em nutrientes.
Água
  • Reaproveite a água da máquina de lavar roupas para lavar carros, chão e calçadas.
  • Não mantenha o chuveiro ligado o tempo inteiro, durante o banho.
Alimentos
  • Planeje o cardápio mensal. Assim, você terá mais facilidade para gerenciar os alimentos consumidos.
  • Reaproveite a comida do dia anterior, faça conservas, doces, geléias ou congele. Jogar comida fora é coisa de gente antiquada.
Higiene
  • Alguns itens de higiene são maléficos à saúde e totalmente dispensáveis. Por exemplo: as hastes flexíveis para a limpeza das orelhas, absorventes descartáveis, fraldas descartáveis, etc.
  • Existe opções ecológicas e práticas para substituí-los.
Climatização
  • Ventiladores são bem mais econômicos do que o ar-condicionado. E são mais ecológicos também.
  • Plantas ajudam a reduzir a temperatura do ambiente.
Tarifas
  • Pesquise sobre os “serviços essenciais do Banco Central”, para deixar de pagar taxas bancárias pela sua conta-corrente.
  • Pesquise por operadoras de cartões de crédito que não cobrem anuidade pelo serviço. Há bastante oferta, atualmente, no mercado.



notas de dinheiro

É sempre bom lembrar que seus hábitos não precisam ser mudados radicalmente. Escolha mudanças fáceis, para começar, e aos poucos, vá entendendo onde dá para avançar e onde não dá.

Estamos vivendo um momento atípico no mundo. A pandemia chegou trazendo desafios e fica, especialmente, difícil superá-los quando recursos são apertados. Nem sempre é simples resolver os problemas sem saber como conseguir dinheiro. Solicitando o crédito pessoal SuperSim, é bem mais prático lidar com estes desafios. Tudo é feito pela internet, sem sair de casa. Pode se despreocupar ao pedir o crédito pessoal, conte com a Supersim.

É compreensível que economizar dinheiro na pandemia seja difícil. Se o inesperado acontecer e houver incertezas sobre como conseguir dinheiro, recorra ao crédito pessoal. A SuperSim oferece condição para que a aprovação seja mais simples (até mesmo para pedidos de empréstimo para negativado assalariado).



horta de verduras

Considere que o problema talvez não seja apenas economizar, mas sim gerar novas fontes de renda


Já parou para pensar que um hobby pode se tornar uma renda extra? Um pequeno talento, um ofício, que você tenha aprendido, ao longo da vida, podem valer um dinheirinho a mais no seu orçamento, sem que seja necessário muito esforço. Qual é a sua habilidade?

De qualquer forma, considere que todas as dificuldades podem ser superadas com planejamento e cabeça fria. Use o crédito pessoal como ferramenta para organizar suas contas e solucionar os problemas que aparecerem. Como conseguir dinheiro na pandemia? Simples: através do crédito pessoal SuperSim. É compreensível que economizar dinheiro na pandemia seja difícil. Se a necessidade surgir e você não souber como conseguir dinheiro, solicite crédito pessoal. Na SuperSim, você tem mais chances de conseguir (até mesmo para pedidos de empréstimo para negativado assalariado).

Algumas atividades fáceis de lucrar são: venda de alimentos (lanches, bolos, geléias, sopas), artesanatos (bijuterias, utilidades domésticas), vestuário (artigos de crochê, pequenos consertos), aulas particulares, babysitter, passeio e banho de pets. A ideia é que seja uma atividade prazerosa para você, e que não haja a obrigação da rotina. Que você possa realizá-la no tempo livre.

Uma atividade bastante terapêutica e até prazerosa é manter uma horta dentro de casa. Não é preciso muito espaço para ter algumas plantinhas comestíveis, mas caso você tenha é melhor ainda. Seja no quintal, seja um terreno abandonado próximo, qualquer área que não esteja sendo usada pode virar local para cultivo de alimentos.

Opções que dão pouco trabalho e bastante alegria são as árvores frutíferas e as ervas. E, além disso, existem formas eficientes de cultivar sem que seja necessário o uso de agrotóxicos, fertilizantes ou de maquinário, basta um pouquinho de tempo e paciência, semanalmente.

Se a necessidade surgir e você não souber como conseguir dinheiro, solicite crédito pessoal. É claro que economizar dinheiro na pandemia é complicado. A SuperSim oferece condição para que a aprovação seja mais simples (até mesmo para pedidos de empréstimo para negativado assalariado).



O desperdício. O tamanho da importância da consciência de que a natureza e o futuro dependem destes cuidados.


A importância de evitar desperdício de recursos e atividades necessárias foi tratada, até agora, com o viés de economizar dinheiro, ao final do mês. Mas, hoje em dia, desperdício é um problema bem maior para o futuro do planeta.

Quando você for repensar os seus hábitos e reavaliar se você comete desperdícios ou não, pense na natureza e nas milhões de pessoas, que não têm acesso a tudo que você tem.

Mas se, mesmo evitando desperdício, você ainda estiver precisando de crédito pessoal, aproveite esta oportunidade. É super fácil, mesmo para quem não está com saldo positivo na conta. Se houver dúvidas sobre como conseguir dinheiro emprestado, hoje, é viável solicitar crédito pessoal, online, em poucos minutos, sem levantar do sofá. Mas, é fundamental escolher crédito pessoal em uma empresa de confiança, a SuperSim.



Bem-estar e benefícios para saúde também


Muitos dos hábitos relatados como positivos, para manter a saúde financeira, também te ajudam a manter a sua saúde física e mental. Por exemplo: andar mais, comer saudável, reduzir uso de TV, rádio e celular. Controlar todas essas atividades aumenta o bem-estar, principalmente, o excesso de consumo.

É impressionante o quanto se vive melhor tendo menos coisas materiais e mais afeto, amizades e convivência com as pessoas importantes na vida.

Para gastos inevitáveis, é fácil solicitar crédito pessoal na SuperSim. Bem melhor do que se endividar no cheque especial ou no crédito rotativo do cartão. Melhor do que pedir emprestado para pessoas que não são de confiança. Se não souber como conseguir dinheiro, procure a SuperSim. Se a necessidade surgir e você não souber como conseguir dinheiro, solicite crédito pessoal. É compreensível que economizar dinheiro na pandemia seja difícil. Na SuperSim, você tem mais chances de conseguir (até mesmo para pedidos de empréstimo para negativado assalariado).

A pandemia agravou ainda mais os problemas que já existiam no país, afetando brutalmente a economia brasileira. Nos momentos difíceis, é sempre possível saber como conseguir dinheiro. Basta pedir o crédito pessoal e resolver tudo sem sair de casa.

Se despreocupe com relação às dúvidas de como conseguir dinheiro. É super rápido solicitar seu crédito pessoal. Procure o local que mais te garanta segurança, a SuperSim.

O crédito pessoal pode ser uma das saídas para amenizar a situação. A SuperSim está, totalmente, dedicada a analisar a situação de cada um. Seja qual for o seu problema sobre como conseguir dinheiro, seja para pagar dívidas ou até aumentar seu negócio, o crédito pessoal vai te ajudar.

É possível encontrar o “SIM”, que você precisa na SuperSim. Compreendemos que economizar dinheiro na pandemia é difícil. Se emergências acontecerem e você tiver dúvidas sobre como conseguir dinheiro, peça crédito pessoal. Na SuperSim, as taxas de aprovação são as maiores do mercado. A aprovação é boa mesmo para pedidos de empréstimo para negativado assalariado.